Exercícios para Lombalgias

A lombalgia apresenta como sintomas clínicos dor aguda na região lombar que pode ou não irradiar para um ou ambos os membros inferiores, acompanhada ou não de parestesias. 1,2,3 Esta normalmente é exacerbada pelo movimento do tronco; principalmente flexão associada a rotação da coluna vertebral. 1,2,3 Sendo este um movimento a evitar.2

Um programa de exercícios simples e a alteração de alguns hábitos posturais pode trazer benefícios no alívio das dores, e por conseguinte um aumento do bem-estar e da qualidade de vida. 1,2,3

Plano de Exercícios Domiciliares3

Realize 5 repetições de cada um dos exercícios descritos, mantendo a posição durante 3 respirações. Entre cada repetição repouse durante 3 respirações.
Na totalidade realize 3 séries de 5 repetições cada um dos exercícios (numa fase inicial ou em caso de sintomatologia dolorosa muito acentuada reduza o número de séries e/ou o número de repetições de cada exercício).

Inicie deitado de barriga para cima com os joelhos dobrados, os pés apoiados no chão e os braços ao longo do corpo. Inspire enchendo a barriga de ar, expire relaxando.
Puxe uma das pernas para si.
Troque de perna.
Por fim puxes as duas simultaneamente.

Arqueie as costas, separando a zona inferior das costas do chão.




Encolha a barriga sem curvar o tórax.


Sentado sobre os calcanhares e com as mãos acima da cabeça caminhe com as mãos para a direita e posteriormente para a esquerda.

Com as mãos apoiadas no chão empurre o tronco para trás esticando os cotovelos, sem levantar a bacia da superfície. Em alternativa pode fazê-lo em pé mãos atrás das costas e inclinando-se para trás.

Levante a perna direita.
Levante a esquerda.

Levante a cabeça e os ombros da superfície de apoio.

Traga as pernas em direcção à barriga e depois estenda os joelhos.

Termine como iniciou, com a respiração.


Nota: Nas primeiras vezes que realizar estes exercícios pode haver uma exacerbação da sintomatologia dolorosa, que acontece de forma normal. Contudo, no caso de continuidade a longo prazo da sintomatologia dolorosa ou exacerbação da mesma consulte imediatamente o seu fisioterapeuta ou médico.


Ft. Gabriela Pinto
(1) AMARAL, Carlos [et al]. Dor Lombar [em linha]. Mato Grosso – Brazil 2002 (actualizado em Fevereiro de 06) [Citado em 26 de Janeiro de 2008, 17:00] Disponível em URL : http://www.iremt.com.br/info_paciente/lombalgia.htm
(2) PONTE, S.; 1999; Manipulação segundo Cyriax na hérnia discal lombar; Coimbra: escola superior de saúde de Coimbra.
(3) COLBY, Lynn Allen; KISNER, Carolyn. Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e técnicas. 3ª Edição. São Paulo: Editora Manole Lda., 1998.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito bom os exercicios! Tiraram minha dor com em menos de 2 dias...Só quem sofre desta dor que sabe como incomoda não tem posição para interronper a maldida.. Com os exercicios consegui sair da cama em 2 dias.