Sabes o que comer antes e depois do exercício?


As proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono são todos possíveis fontes de combustível para a contracção muscular. O tipo de substrato utilizado depende da intensidade e da duração do esforço, do efeito do treino e do tipo de dieta.

Os exercícios de elevada intensidade e de curta duração (ex: basquetebol, futebol, natação) gastam primeiro as reservas de ATP e Creatinafosfato. Quando realizados por mais de alguns segundos, dependem da produção anaeróbia de ATP a partir do glicogénio armazenado.


Nos exercícios de baixa a moderada intensidade e longa duração (ex: caminhar, “jogging”, dança aeróbica, ciclismo), a energia deriva principalmente dos ácidos gordos. No entanto, em cada momento, uma pequena percentagem de Acetil CoA tem que provir da glicólise, ou seja, as gorduras só poderão ser catabolizadas enquanto houver algum glicogénio.


A refeição pré-treino tem dois objectivos: evitar que se tenha fome antes e no início do exercício e manter níveis óptimos de glicose no sangue para o trabalho muscular.


A Refeição antes do treino (cerca de 3 a 3,5 h): deve ser rica em hidratos de carbono complexos e conter pouca gordura para melhor digestibilidade; nas duas horas anteriores ao exercício não devem ser ingeridos açúcares simples ou outros de elevado índice glicémico pelo risco de hipoglicémia reactiva.


A alimentação, após um esforço intenso, tem dois objectivos principais: repor as reservas hídricas e de glicogénio. A refeição tradicional após o exercício deve ser normoproteica, contribuindo os hidratos de carbono com os habituais 60-70%. Os melhores alimentos são as massas alimentícias, os cereais, a batata, os vegetais, a fruta e o doce à sobremesa.

A ingestão de líquidos deve ser feita de forma regular, logo após o início do exercício, uma vez que, durante o exercício, verificam-se carências de água. Esta deverá ser subministrada em pequenas quantidades de cada vez, porque o estômago cheio de líquidos, além de originar náuseas e vómitos, dificulta a respiração ao impedir a mobilização adequada do diafragma.


Regra de Ouro: Aquilo que comeres, tem que ser Saudável (diversidade de nutrientes, rico em vitaminas, água e sais minerais) !

1 comentário:

Nelson Valente disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabens pela coragem na criação deste blog e com este tipo de conteúdos. (parabéns especial à Alice).
Comentanto o tema, sou da opinião que deveria existir um tema sobre alimentação saúdável antecedendo a alimentação no exercicio e ainda haver uma diferença entre exercicio (actividade física ) e competição (alto rendimento), que são coisas muito diferentes.
Não concordo com a expressão "gastam primeiro", está comprovado que todas as vias são solicitadas em simultaneo, predominando mais uma que outras.
Penso também que em certa parte existe alguma confusão entre alimentação pré-treino e pré-competição. Não podemos generalizar à palavra exercicio e depois falar em competição porque a alimentação de um Halterofilista não é nem poderá ser igual à de um Futebolista. Serão saudàveis?! isso agora já era outra conversa...
Pegando no exemplo, no processo de treino a alimentação desses dois desportista não podem ser tão generalistas como foi referido, pelo facto de os objectivos de rendimento serem diferentes. Enquanto no Futebolista a refeição pré-competição é menos importante que as refeições anteriores, a de um halterofilista já influênciava o seu rendimento. O mesmo se passa na alimentação pós-competição e hidratação (Agua?bebidas isotónicas?...).
Agora em relação ao exercício (actividade físico) a situação que coloco é a seguinte: imaginem uma a pessoa num programa de perda de peso, qual a melhor alimentação depois do exercicio de modo a máximizar o EPOC? de forma que o metabolismo continuo acelerado por mais tempo possivel? ou, o melhor será não se alimentar logo após o exercício? deixo em aberto...

Mais uma vez parabéns a todos.

Nelson Valente

(sugestão: isto não dá pra fazer o comentário e ver o artigo ao mesmo tempo?)