Sabes o que comer antes e depois do exercício?


As proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono são todos possíveis fontes de combustível para a contracção muscular. O tipo de substrato utilizado depende da intensidade e da duração do esforço, do efeito do treino e do tipo de dieta.

Os exercícios de elevada intensidade e de curta duração (ex: basquetebol, futebol, natação) gastam primeiro as reservas de ATP e Creatinafosfato. Quando realizados por mais de alguns segundos, dependem da produção anaeróbia de ATP a partir do glicogénio armazenado.


Nos exercícios de baixa a moderada intensidade e longa duração (ex: caminhar, “jogging”, dança aeróbica, ciclismo), a energia deriva principalmente dos ácidos gordos. No entanto, em cada momento, uma pequena percentagem de Acetil CoA tem que provir da glicólise, ou seja, as gorduras só poderão ser catabolizadas enquanto houver algum glicogénio.


A refeição pré-treino tem dois objectivos: evitar que se tenha fome antes e no início do exercício e manter níveis óptimos de glicose no sangue para o trabalho muscular.


A Refeição antes do treino (cerca de 3 a 3,5 h): deve ser rica em hidratos de carbono complexos e conter pouca gordura para melhor digestibilidade; nas duas horas anteriores ao exercício não devem ser ingeridos açúcares simples ou outros de elevado índice glicémico pelo risco de hipoglicémia reactiva.


A alimentação, após um esforço intenso, tem dois objectivos principais: repor as reservas hídricas e de glicogénio. A refeição tradicional após o exercício deve ser normoproteica, contribuindo os hidratos de carbono com os habituais 60-70%. Os melhores alimentos são as massas alimentícias, os cereais, a batata, os vegetais, a fruta e o doce à sobremesa.

A ingestão de líquidos deve ser feita de forma regular, logo após o início do exercício, uma vez que, durante o exercício, verificam-se carências de água. Esta deverá ser subministrada em pequenas quantidades de cada vez, porque o estômago cheio de líquidos, além de originar náuseas e vómitos, dificulta a respiração ao impedir a mobilização adequada do diafragma.


Regra de Ouro: Aquilo que comeres, tem que ser Saudável (diversidade de nutrientes, rico em vitaminas, água e sais minerais) !

Torneio de PaintBall nos Jardins do Sanatório

Objectivo do nosso Blog

Porque a medicina não é só tratar doenças, o Departamento Desportivo do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior criou este Blog para divulgar as suas actividades e "relembrar a todos" que a Saúde é bem-estar, um corpo sem doença, um equilíbrio mental e físico.


Nem todas as pessoas têm consciência da relação que existe entre a falta de exercício e certas doenças orgânicas. Quando não nos exercitamos regularmente os nossos orgãos e tecidos deixam de poder exercer as funções que lhes competem. As consequências inicialmente são quase imperceptíveis, mas com o tempo aparece o enfraquecimento e as perturbações dessa mesma inactividade.


Quando o corpo adoece, o psicológico adoece também. Sentimo-nos enervados, não conseguimos dormir e não somos capazes de nos concentrar.


O exercício físico é a chave da manutenção da saúde e de todas as funções vitais do nosso organismo.


Se queres o Segredo de uma vida longa e saudável... mantêm-te Activo!!


Não contes com os outros para melhorar a tua saúde ou evitar a doença, conta sobretudo contigo e aprende a mexer-te pela tua saúde!


“A mudança deve começar pelo indivíduo… cada um de nós pode ser esse indivíduo. Ninguém deve olhar à sua volta esperando ver chegar aquele que fará o que recusa fazer ele próprio.” C. G. Yung